Entrada Notícias Câmara da Feira avança com projeto FAROL junto de idosos do concelho

Câmara da Feira avança com projeto FAROL junto de idosos do concelho

Farol é o mais recente projeto de iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, abraçado por voluntários do Banco Local de Voluntariado e pelos professores e voluntários do programa municipal do equilíbrio físico e mental da população sénior, Raízes do Afeto, que oferecem o seu tempo para conversar, escutar e identificar necessidades mais prementes dos idosos do concelho.

Com o FAROL, formado por um conjunto de sentimentos e ações altruístas, F – Força, A – Amizade, R – Rir, O – Ouvir, L – Liberdade, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira reúne um conjunto de pessoas que manifestaram vontade de ajudar, num contexto de grande gravidade devido à pandemia da COVID-19, onde o altruísmo, o voluntariado, a união, a solidariedade e o conforto são palavras de ordem.

Através de um contacto telefónico, duas vezes por semana, os professores e os voluntários mantêm uma ligação com os seniores que, em muitos casos existe há largos anos, no âmbito dos vários projetos municipais, e, simultaneamente, auscultam o seu estado de saúde e psicológico e identificam possíveis necessidades. Os idosos podem também ligar aos “seus voluntários” sempre que sentirem necessidade. Em quatro dias, de 25 a 28 de março, os participantes desenvolveram 608 contactos telefónicos.

O FAROL abrange não só os participantes dos programas municipais, mas toda a população que se encontra isolada, identificada e acompanhada pela ação social da Câmara Municipal, bem como pelos serviços de atendimento e acompanhamento social das IPSS’S, Fóruns Sociais e juntas de freguesia.

Esqueceu a sua senha?
Novembro 2020 »