Entrada Iniciativas Cuidar de quem cuida

Projeto Cuidar de Quem Cuida

O projeto Cuidar de Quem Cuida é promovido pelo CASTIIS - Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo, tendo como parceiros a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, EPE e o CASO50+, Associação.

Logotipo Cuidar de Quem Cuida

O que é?

O Projeto Cuidar de Quem Cuida pretende apoiar os cuidadores informais de pessoas com demência através de respostas sensíveis às múltiplas necessidades dos cuidadores e dinamizadas em estreita articulação com os profissionais do município, serviços de saúde locais e regionais e entidades da Rede Social (IPSS, Associações, …).

 

Objetivos

  • Responder às necessidades dos cuidadores informais depessoas com demência.
  • Dinamizar respostas sociais e de saúde, humanizadas, sensíveis às necessidades dos cuidadores informais, centradas na sua qualidade de vida e da pessoa dependente.

 

Que respostas são desenvolvidas?
Gabinete de Apoio ao Cuidador

  • Gabinete dinamizado por uma equipa multidisciplinar de profissionaispara atendimento, avaliação e encaminhamento dos cuidadores informais de pessoas com demência;

Grupos de intervenção psicoeducativa

  • Grupos psicoeducativospara cuidadores informais de pessoas com demência, que ajudam na compreensão da doença, aprendizagem de técnicas de prestação de cuidados e gestão emocional e de stress.

Grupo de Ajuda Mútua

  • Encontros voluntários e abertos de cuidadores informais que reúnem mensalmente, nos quais ocorre a partilha da experiência de cuidar e se dinamizam atividades diversas (passeios, palestras, workshops).

Bolsa de cuidadores formais com formação complementar no cuidado a pessoas com demência

  • Bolsa de auxiliares com formação na área da prestação de cuidados a pessoas com demência, disponíveis para contratação pelos cuidadores informais;

Bolsa de voluntariado de apoio a cuidadores informais

  • Voluntários disponíveis para apoiar cuidadores informais nas tarefas quotidianas ou para simples companhia.

Fóruns de discussão

  • Realização de encontros, congressos, workshops e outros eventos de divulgação do projeto e sensibilização da temática.

 

A quem se destina?
Cuidadores Informais (familiares, amigos, vizinhos) de pessoas com demência.

 

Como participar?
Poderá dirigir-se à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, à sua unidade de saúde ou equipamento social (centro de dia, lar, apoio domiciliário) e proceder à sua inscrição em qualquer uma das respostas e/ou solicitar informações.

 

Contactos
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
(+351) 256 370 800
Projeto Cuidar de Quem Cuida
(+351) 938 343 804

Entrar


Esqueceu a sua senha?
« Outubro 2018 »
Outubro
Do
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031