Registo no Portal do Cidadão
O registo no Portal do Cidadão é um processo simples que lhe permitirá realizar alguns dos serviços disponíveis, como pedir Certidões Online, subscrever a Newsletter e os alertas de eventos de Agenda e Notícias do Portal ou utilizar o Cartão de Cidadão.
Também disponível em modo de apresentação…
Para efectuar o registo necessita:
- De um endereço de correio electrónico.
- Caso ainda não possua nenhum pode criá-lo aqui.
Registo
- Se já tem um endereço de correio electrónico deve registar-se aqui.
Instruções
- Os passos seguintes são de preenchimento de formulário e selecção de opções, todos eles descritos exactamente nas respectivas instruções.
PASSO 1
- No Passo 1, terá de preencher o formulário com os seus dados.
- Os campos assinalados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Nome de utilizador/Palavra-chave
- Em primeiro lugar é necessário escolher um "Nome de Utilizador" e clicar em “verificar a disponibilidade” para saber se pode utilizar esse nome de utilizador ou se já está a ser usado por outra pessoa.
- De seguida deverá introduzir uma palavra-chave e confirmá-la. Esta palavra chave deve ser composta no mínimo por seis caracteres entre letras e digitos sem espaços entre si.
- O código que escolher para o "Nome de Utilizador" será o que posteriormente irá utilizar, em conjunto com a palavra-chave, quando se autenticar no Portal do Cidadão;
- O código de utilizador é único, ou seja, não podem existir dois códigos de utilizador iguais. Se ao escolher um Utilizador for avisado que esse código já existe, tente algumas variações. Por exemplo: se o código que escolheu é "antonio" e este já existe tente, por exemplo, "antonio2006" ou "2006antonio".
- O código de utilizador pode ser alfanumérico (letras e/ou números), sendo que só pode ser constituído por uma palavra ou conjunto de números, sem espaços entre si.
NOTAS:
Recuperação da palavra-chave
- Por questões de segurança, o Portal do Cidadão não guarda as palavras-chaves dos utilizadores registados. Assim sendo, no caso de se esquecer da sua palavra-chave para aceder à área reservada é necessário escolher uma nova palavra-chave.
- Para isso, terá de escolher uma pergunta das disponíveis e dar uma resposta de forma a que se necessitar de solicitar uma nova palavra-chave o possa fazer. Esta terá de ser a pergunta escolhida aquando do registo.
- Deve escolher uma das perguntas sugeridas que lhe seja mais fácil lembrar a resposta e responder à mesma. Assim, caso se esqueça da sua palavra chave numa futura utilização, o sistema dar-lhe-á uma nova.
Dados de identificação e contacto
- Nesta secção deve preencher com o seu "Nome", o seu "Endereço de correio electrónico" e, caso pretenda, pode preencher o "Campo de telefone" e/ou "Telemóvel".
Morada
- Deve seleccionar a opção "Portugal", posteriormente inserir o seu código postal e clicar no botão “Pesquisar/Preencher” para que o sistema assuma automaticamente a localidade.
- Agora, nesta secção falta apenas preencher o “N.º da porta”, o “Andar” e o “Lado" e clicar em “Seguinte” para ir para o Passo 2.
PASSO 2
Concluir Registo
- Para seguir para o Passo 2 - “Concluir o registo” deve seguir as instruções que lhe vão ser enviadas para o endereço de correio electrónico que introduziu anteriormente.
- Deve consultar o seu correio electrónico e ler o e-mail do administrador@portaldocidadao.pt e clicar no endereço electrónico lá indicado. Onde poderá ver se o seu registo foi efectuado com sucesso ou não.
Autenticação no Portal do Cidadão
- A autenticação poderá ser feita utilizando as credenciais que foram obtidas no registo para preencher os campos criados para o efeito no topo direito da Página Principal do Portal do Cidadão.